Skip to content
Abono Salarial PIS 2019 → Calendário PIS 2018-2019

Cartão Cidadão: Como tirar, desbloquear, 2º via e consultar saldo!

Muitos brasileiros ainda não sabem como solicitar o Cartão Cidadão nem para que ele serve. Por que ele é tão útil na vida das pessoas e por que as pessoas deveriam tê-lo?

Cartão Cidadão: Como tirar, Emitir 2ª Via e Consultar Saldo

Sabe quem tem direito a ele e como fazer para conseguir o seu Cartão Cidadão? O que fazer em casos de perda ou se esquecer a senha? Se esqueceu a senha do cartão cidadão acompanhe!

Neste artigo, falaremos tudo sobre este cartão, inclusive como solicita-lo, o que você deve fazer para conseguir logo o seu, como cadastrar senha, como proceder se precisar de uma 2ª via e como fazer o recadastramento da senha!

Este cartão é importantíssimo para o recebimento de muitos benefícios que você pode ter como pode ser o Abono Salarial, Saldo cotas do PIS ou até o Bolsa Família! Por isso, saiba quem tem direito ao Cartão Cidadão Caixa agora mesmo e todos os requisitos para receber os benefícios!

O que é e para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é também conhecido como Cartão do Trabalhador  é gratuito que foi criado para facilitar a vida de quem tem direito a alguns benefícios sociais e trabalhistas.

Ele foi criado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal, e por isso pode ser utilizado nas agênncias e canais de autoatendimento da Caixa.

Este cartão é individual e nele consta os dados do beneficiario e o número do PIS dos trabalhadores de empresas privadas.

Cartão Cidadão Caixa

O modelo é parecido com outros cartões de débito ou crédito, mas este tem funções um pouco diferentes. Sabe quais são?

Uma de suas principais finalidades é fazer com que o usuário realize saques de forma facilitada.

Com este documento, você também pode:

  • Imprimir extratos de FGTS
  • Realizar consultas de saldos
  • Sacar valores do Bolsa Família
  • Sacar e receber as parcelas do Seguro-Desemprego
  • Sacar Abono Salarial, cotas e rendimentos do PIS
  • Sacar outros beneficios sociais do governo
  • Entre outros

Quem pode solicitar Cartão Cidadão

Qualquer pessoa que vai fazer ou faz uso de benefícios sociais do Governo ou que tem rendimentos do PIS, saldo cotas, Abono Salarial Caixa Pis, possuem FGTS ou precise receber parcelas do Seguro-Desemprego pode solicitar o Cartão-Cidadão para ter mais segurança, comodidade e praticidade nos procedimentos referentes ao recebimento destes benefícios.

Todas aquelas pessoas que trabalham com carteira assinada, ou seja, pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm direito ao Cartão Cidadão.

É necessário… Todas aquelas pessoas que não tem nenhum desses benefícios citados não pode solicitar o mesmo.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Se você se encaixa nos requisitos acima e ainda não tem o seu, o ideal é solicitar um para facilitar sua vida e ter mais segurança em seus procedimentos.

Você pode fazer essa solicitação em qualquer agência bancária da Caixa ou por telefone no 0800 da Caixa, através do número GRATUITO 0800 726 0207. Infelizmente pelo momento ainda não é possível solicitar o Cartão Cidadão pela internet.

Antes de ligar no 0800 da Caixa reuna os seguintes documentos para agilizar o atendimento.

  • Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG) ou CNH (Carteira de Habilitação);
  • Carteira de Trabalho (CTPS).

🔍 É importante ressaltar que algumas agências podem não realizar esta solicitação, por isso, pedem que a solicitação seja feita pelo 0800.

TELEFONE PIS 0800 → Consulte número do PIS por Telefone da Caixa
Telefone Cartão Cidadão 0800

Após feita a solicitação, receberá o cartão em sua casa ou endereço especificado em até 15 dias úteis.

Caso não tenha ninguém para o recebimento, ele será devolvido para uma das agências mais próximas do seu endereço e será comunicado para ir retirá-lo.

Assim, o próximo passo é realizar o cadastramento da sua Senha Cidadão.

Como desbloquear Cartão Cidadão?

Quando já estiver com o ele em mãos, encontre uma agência bancária da Caixa para desbloquear e fazer o cadastramento da Senha Cidadão.

Você também pode fazer esse cadastramento em uma Casa Lotérica, ou Correspondentes Caixa Aqui porém, neste caso, deverá ligar primeiro para a Caixa por telefone para desbloquear cartão cidadão no 0800 726 0207 solicitando uma autorização para cadastramento da senha na Lotérica e assim fazer o desbloqueio.

Como na anterior vez antes de ligar no 0800 para solicitar o desbloqueio do cartão reuna seus principais documentos (nº. do PIS, RG, CPF) para agilizar mais uma vez o atendimento.

Quantos digitos tem a senha do cartão cidadão?

A senha é composta de 6 dígitos numéricos. Anote a senha em um lugar seguro, memorizar as suas senhas nem sempre é o ideal, você pode acabar esquecendo!

Como cadastrar e recadastrar a senha?

Agora que você já fez o desbloqueio de seu cartão chegou a hora de cadastrar a senha, para isso vá a uma Casa Lotérica, ou Correspondentes Caixa Aqui com seus documentos para criar a sua senha de 6 dígitos númericos.

Para o cadastro da senha, deve levar um dos documentos a seguir:

– Identidade

– CNH (novo modelo e ainda no prazo de validade)

– Carteira de Trabalho

– Outros, como carteira funcional, identidade militar, carteira de identidade de estrangeiros, passaporte, entre outros, todos emitidos pelo serviço responsável.

No ato de cadastro de senha, você também assinará o Termo de Responsabilidade para Cadastramento da Senha Cidadão, que consta o regulamento sobre o uso da senha do Cartão.

Assim, com a senha já cadastrada já pode ter acesso a diversas informações sobre seus benefícios além de poder usufruir do cartão para saques que podem ser realizados nas agências, autoatendimentos, caixas eletrônicos da Caixa e Lotéricas.

Após fazer o cadastramento da senha, você também pode pedir uma senha virtual, para que você possa usar sem precisar ir até uma agência da Caixa.

Esta senha virtual só pode ser solicitada com o PIS, e Cartao Cidadao e a senha cadastrada em mãos.

Caso você perca a Senha Cidadão, pode fazer o recadastramento dela. É somente ir até a Caixa Econômica Federal  com seus documentos pessoais, o Cartão Cidadão e o número do PIS e fazer a solicitação de recadastramento ou recuperação de senha.

Posso cadastrar a senha do Cartão Cidadão pela Internet?

Não é possível fazer nem a solicitação do cartão e nem o cadastramento da senha do cartão cidadão online. O que a pessoa pode fazer, é solicitar a senha virtual, conforme o procedimento explicado no item anterior. Mas para isso, é preciso já ter feito o cadastro da Senha Cidadão presencialment por questões de segurança.

Perdeu o cartão? Como solicitar uma segunda via do Cartão Cidadão

Caso você tenha perdido, quebrado ou danificado o cartão, ou mesmo se ele foi roubado ou extraviado, você deve solicitar uma segunda via do mesmo.

Assim, você pode solicitá-lo na Caixa Econômica ou por telefone no número gratuito 0800 726 0207, como foi solicitado da primeira vez. Em qualquer uma das formas, você deve ter em mãos seus documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do PIS/NIS.

Assim, quando a 2ª via do cartão chegar, você deve cadastrar uma nova senha, realizando novamente o processo de cadastramento de senha de seis dígitos numéricos do cartão como foi feito na anterior vez.

Como recuperar a senha e desbloquear o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão pode ser bloqueado quando houver várias tentativas erradas de digitar assim. Assim, mesmo que a senha verdadeira seja lembrada, é preciso fazer o desbloqueio da senha do cartão.

Para isso, deve ir pessoalmente até uma agencia da Caixa Econômica Federal com o RG, CPF, Cartao Cidadao e o termo de responsabilidade que foi assinado quando você fez o primeiro cadastramento da sua Senha Cidadão.

Você só consegue desbloquear e recuperar sua senha nas Agência da Caixa. O processo não pode ser é feito por telefone, nem online, nem nas Correspondentes Caixa ou nas Casas Lotéricas. Nas casas Lotéricas e Correspondentes você somente consegue fazer o primeiro cadastro do cartão.

Onde ver o número do PIS no Cartão Cidadão?

O número do PIS/PASEP se encontra disponível para consulta, por parte do trabalhador, em uma série de documentos trabalhistas. É o caso do Cartao Cidadao, um cartão magnético e gratuito criado para facilitar a vida do trabalhador brasileiro. Através dele é possível fazer várias consultas trabalhistas e sociais – inclusive consultar o saldo do PIS/PASEP.

Geralmente o número onze dígitos númericos do PIS/PASEP aparece escrito na face do Cartão Cidadão, logo abaixo do seu nome, para facilitar a consulta. Mas esse não é o único documento que revela o número. Também é possível encontrar esse dado no extrato do FGTS ou no termo de homologação do contrato de trabalho.

Como saber o número do PIS pelo Cartão Cidadão

Como consultar saldo e extrato do PIS pela internet

Se quiser consultar seu extrato ou saldo dos benefícios você tem direito, pode fazer isso através do Site da Caixa (caixa.gov.br).

Antes, certifique-se que você já sabe seu número do NIS (PIS/Pasep) e senha internet para acesso as estas informações. Fique tranquilo caso não tenha ainda feito o cadastro de sua senha Internet pode fazer o cadastro no mesmo site da Caixa.

1 – Entre no site oficial da Caixa através deste link.

2 – Vá até a guia “Benefícios e Programas” e clique em “PIS” na opção “Benefícios do Trabalhador”.Como consultar PIS pela internet

3 – Clique em “Consultar Pagamento”.Como consultar PIS pela internet passo a passo

4 – Caso ainda não tenha feito o cadastro da senha Internet preencha seu nº NIS (Pis/Pasep) e clique em  “Cadastrar Senha”.

5 – Leia e aceite o contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão.Como consultar PIS pela internet passo a paso 2

6 – Preencha corretamente os campos solicitados e cadastre a senha.

7 – Uma vez feito o cadastro da senha Internet.  Preencha os campos com o número do PIS e senha Internet. Marque a opção Não sou um Robô e finalmente “Ok”consultar pis

8 – Escolha a opção desejada (FGTS, PIS, Seguro Desemprego) e solicite o extrato ou consulte o pagamento.

consultar saldo do pis pela internet
Consulta Saldo e Extrato FGTS

Pronto! Assim, você se manterá informado quanto aos seus direitos como cidadão.

Como sacar o PIS com o Cartão Cidadão?

O PIS pode ser sacado com o cartão e a senha, através de caixas eletrônicos da Caixa, autoatendimentos e Csas Lotéricas. Mas atenção: É preciso estar atento às datas para não perder o prazo para o saque do PIS.

Dúvidas ou sugestões?

Como solicitar o Cartão CidadãoAgora já sabe como fazer para solicitar cartão cidadão, como cadastrar senha cartão cidadão ou até como tem que ser feita a solicitação de uma 2 via do documento.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e esclarecido todas as suas dúvidas, que é um documento muito útil na vida da maioria dos trabalhadores brasileiros.

Assim, caso ainda tenha mais alguma dúvida, pode ir até uma agencia bancária da Caixa ou ligar na Central de Atendimento, através do núm. 0800 726 0207.

Tem alguma outra dúvida? O texto conseguiu te ajudar? Deixe sua mensagem logo abaixo nos comentários do Facebook e converse com a gente! 🙂

O artigo foi de ajuda? Deixe sua avaliação: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...