Skip to content
Abono Salarial PIS 2018 → Calendário PIS 2018-2019

Como saber o número do PIS

Você sabe o seu número do PIS/PASEP? Se quer descobrir como saber o número do PIS – Pasep e diversas informações referentes ao Abono Salarial, bem como a diferença entre um e outro, para que serve, como consultar, como tirar um comprovante ou uma segunda via, este artigo é para você!

Como saber o número do PIS e Pasep
Confira como consultar o número do Pasep e Pis

Aprenda como descobrir o número do PIS aqui!

Certamente já passou por alguma situação formal, na qual seria necessário apresentar uma série de documentos. No entanto, é comum que nem sempre tenhamos conhecimento sobre todos eles. O número do PIS é um documento utilizado com menor frequência que, por isso, ainda deixa muitas dúvidas a seu respeito a partir do momento onde dificilmente conseguimos lidar com seu uso e os problemas que apresenta.

Não perca mais tempo e saiba agora sobre essas e outras informações que podem ser muito úteis para facilitar sua vida! Vamos lá? 😉

Qual é a diferença entre PIS, PASEP, NIS ou NIT?

Antes de mais nada, sabe o que é o PIS, o PASEP, NIS e o NIT? Sabe qual a diferença entre eles?

Vamos descobrir agora o que é cada um, para então entender quais são suas principais diferenças.

O que significa PIS?

O PIS – Programa de Integração Social – é um dos programas do governo que tem como finalidade a integração do trabalhador de baixa renda no desenvolvimento da empresa e financiar o pagamento de alguns benefícios como o Abono Salarial, Seguro Desemprego, FGTS, entre outros.

Todos os trabalhadores de empresas privadas que utilizam o regime de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) têm o cadastro do PIS, que é realizado no primeiro emprego e é administrado pela Caixa Econômica Federal.

O que significa PASEP?

Já o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor é como se fosse o PIS, porém o PASEP é para os funcionários públicos ao invés de funcionários da iniciativa privada e pelo contrario é administrado pelo Banco do Brasil.

Assim, quem teve seu primeiro trabalho em uma empresa pública também tem o cadastro no PASEP. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor segue as mesmas regras para o recebimento do abono que o Programa de Integração Social.

O que significa NIS?

O NIS – Número de Identificação Social serve principalmente para o recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família, Pronatec, entre outros programas do Governo.

Por isso, geralmente é cadastrado quando a pessoa participa de algum desses programas sociais ou também pode ser cadastrado no primeiro emprego, assim como o PIS e PASEP.

Vale ressaltar que, quando a pessoa já possui o número no NIS por fazer parte de algum programa social, o mesmo nº cadastrado também valerá para num futuro para o PIS e PASEP.

Assim, só é preciso realizar a inscrição no NIS pessoas que tenham ou irão fazer parte de programas de benefícios sociais. Por isso, a inscrição do PIS é o mesmo que a inscrição do NIS que tenha um vínculo de emprego.

O Documento de Cadastro do NIS pode ser obtido nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante solicitação prévia. No entanto, na maioria das vezes, é gerado no momento em que á feita a carteira de trabalho, ou quando o cidadão é registrado em algum cargo de emprego.

Estar somente cadastrado no NIS não da direito ao recebimento do PIS ou PASEP, e preciso ter um vínculo empregatício e cumprir os requisitos para seu recebimento.

O que significa NIT?

Já o NIT – Número de Identificação do Trabalhador é o nº de quem faz os recolhimentos das contribuições ao INSS, assim, quem geralmente faz este tipo de cadastro são os segurados, sendo estes contribuinte individual, segurados especiais e facultativos e empregados domésticos.

É como se fosse o PIS e PASEP, porém para contribuintes individuais. Caso a pessoa já tenha o número do PIS ou PASEP, ela poderá utiliza-lo para fazer estes recolhimentos.

É possível realizar a inscrição do NIT em Agências da Previdência Social, ou pela internet.

Entre as principais diferenças entre estes quatro itens, é que o PIS é administrado pela Caixa Economia Federal e foca em servidores das empresas privadas, enquanto o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil, focando em servidores públicos.

Podemos considerar que todas essas inscrições são um NIS, mas o NIT é um tipo de inscrição fornecida e oferecida pelo INSS, focado em quem não trabalha em uma empresa pública ou privada.

Trabalhadores inscritos no NIT não tem direito a receber o Abono Salarial.

Para que se usa o número do PIS e Pasep?

O intuito da criação do PIS foi permitir que o empregado pudesse participar diretamente do desenvolvimento da empresa do setor privadoO intuito da criação do fundo PIS foi permitir que o empregado pudesse participar diretamente do desenvolvimento da empresa do setor privado. Como a responsabilidade do setor pertence ao banco Caixa Econômica Federal, o pagamento do benefício também é responsabilidade dele.

O PASEP foi criado paralelamente ao PIS e consiste em uma união de entidades públicas, como Estados e Municípios, que contribuem no levantamento de fundos para os empregados do setor público. O responsável pela administração do setor público e pelo pagamento do PASEP é o Banco do Brasil.

Esses cadastros e números servem principalmente para o recolhimento de benefícios como do Abono Salarial, FGTS, Seguro-Desemprego, e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.

Sem o número do PIS ou PASEP é impossível receber esses benefícios do governo.

Além disso sem o núm. do PIS ou PASEP você não consegue consultar seu Abono Salarial, FGTS ou Seguro-Desemprego pela Interntet, tenha sempre o seu nº localizado.

Quando é feito o cadastro PIS?

Mas como conseguir o número do PIS? Todos os cidadãos são elegíveis a receber um número PIS algum dia. No entanto, o cadastro no programa só é realizado em seu primeiro emprego com registro formal, sendo essa uma responsabilidade exclusiva do empregador (pessoa jurídica).

Quando é feito o cadastro PIS?
Quando ganha o número do PIS?

Ainda assim, se já participa ou participou de outros programas sociais do governo, vale lembrar que o número de identificação do PIS/PASEP é o mesmo gerado através do Documento de cadastro do NIS.

Como já explicamos acima a sigla NIS significa Número de Identificação Social e é gerado pela Caixa Econômica Federal a todas as pessoas que tem direito à algum tipo de benefício por meio de projetos sociais do Governo Federal.

Na prática, o número do NIS e do PIS/PASEP é o mesmo, o que os torna diferentes é a maneira com que o número é utilizado. O cadastro nos programas PIS e PASEP se dá por meio do NIS, mas apenas para aqueles que já se encontram em algum regime de trabalho. Quando o cidadão é beneficiado por programas do governo, mas não trabalha, quer dizer possui somente o NIS.

O núm. do Abono Salarial é um documento que dificilmente será solicitado antes que o indivíduo se vincule a relações de trabalho formal. Por isso, a não ser nos casos em que há a solicitação de benefícios por programas sociais não trabalhistas, o número provavelmente já terá sido emitido e constará em algum de seus documentos existentes.

Como saber se sou cadastrado no PIS/PASEP?

Tenho inscrição no PIS?O jeito mais fácil de saber se tem ou não o cadastro PIS é olhar na sua Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS). Se já trabalhou de carteira assinada alguma vez na vida, você é cadastrado no programa.

Quem tem o Cartão Cidadão Caixa também pode saber se tem o cadastro e o número do PIS facilmente, que estará na frente do cartão.

Vale ressaltar que outras formas de saber se tem cadastro no PIS ou PASEP são:

  • Indo na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil (no caso de servidor público)
  • Por telefone
  • Pela internet
  • No RH da sua empresa

Como saber o número do PIS?

Um dos principais motivos da utilização do PIS é para o Abono Salarial, que é um benefício concedido aos trabalhadores de baixa renda no Brasil.

O número do Abono Salarial é o mesmo gerado no cadastramento do NIS, PIS e PASEP. Cada cidadão deverá possuir apenas um número NIS, que permite o saque do Abono Salarial e do recebimento de benefícios sociais provenientes do Governo Federal. Há diversas formas de consultar esse número, visto que é emitido em uma série de documentos baseados nas relações empregatícias.

Para consultar e receber o Abono Salarial, precisa do número do PIS ou Pasep. Então agora é quando você se pergunta como saber o numero do NIS (Pis-Pasep) não é?

Existem diversas formas de consultar para saber o número do PIS. Hoje vamos explicar para vocês como saber o número PIS de 7 formas diferentes. Vamos saber quais são essas formas agora?

Consultar número do PIS por meio do Cartão Cidadão:

O Cartão Cidadão é o documento que possibilita o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas do governo. Se esqueceu ou não sabe seu número do abono salarial, pode consultá-lo na própria face do cartão. O Cartão Cidadão Caixa é feito com base no PIS/PASEP, que é o documento utilizado na retirada do abono. Por isso, esse número estará presente, localizado logo abaixo do seu nome, impresso no cartão.Como saber o número do PIS pelo Cartão Cidadão

Como descobrir o número do PIS por meio de extrato do FGTS ou Termo de Homologação de Contrato:

Esses são documentos que utilizam programas sociais trabalhistas do Governo Federal. Por isso, tanto os extratos de FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, quanto os Termos de Homologação de contrato, possuem em sua estrutura campos onde o número do abono salarial aparece.

Quando você solicita um extrato do FTGS, juntamente com o extrato, vem a informação sobre o número do PIS.

Também é possível localizar este número no termo de homologação em contrato, no campo referente a essa informação.

Basta procurar por número PIS/PASEP ou número NIS presentes nas versões já entregues desses documentos.

Como consultar o número do PIS pelo CPF:

É somente ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal com o RG e CPF e fazer a solicitação sem custos. Você também já pode aproveitar e consultar para saber se tem algum valor referente ao Abono Salarial.

Também é possível consultar o número do PIS através do CPF pela internet sem sair de casa.

Além disso, no site Meu INSS também pode realizar essa consulta seguindo os seguintes passos:

  1. Entre no site no Meu INSS aqui.
  2. Clique em “Login” no canto direito superior.como saber o número do pis pelo CPF
  3. Clique em “Cadastre-se”.como saber o número do pis pelo CPF
  4. Informe os dados solicitados como nome, data de nascimento, CPF, nome da mãe, entre outros dados pessoais. Clique em “Próximo”como saber o número do pis pelo CPF
  5. Na próxima tela  serão feitas perguntas específicas sobre o passado do trabalhador, como por exemplo: trabalhou na empresa “X” no ano de 2005? O último vínculo com carteira assinada foi em 2016? Ou seja, perguntas que só a próprio trabalhador irá saber as respostas corretas.
  6. O sistema criará uma senha provisoria para você, anote este senha.
  7. Informe seu CPF e a senha criada.
  8. Faça o login e se desejar, altere a senha (anote em um local seguro a senha definitiva).
  9. Acesse novamente com sua nova senha.
  10. No canto superior direito, e aparecerá os dados do usuário, incluindo o número do NIT/PIS.como saber o número do pis pelo CPF

Esse número é o que permite o acesso às informações sobre o abono salarial, além de serviços como o seguro desemprego, FGTS e demais programas do governo.

Como saber o número do PIS usando a Carteira de Trabalho:

como saber o numero do PIS PASEP
O NIS consta nas CTPS

Como o PIS e o PASEP são benefícios unicamente baseados em relações de trabalho, nas versões mais atuais da carteira já existe um campo específico para a impressão do número do abono salarial, possui  de dez a onze dígitos númericos. Esse campo se encontra na primeira página do documento e contém os principais dados de identificação da pessoa. Confira na imagem abaixo como saber o seu número NIS (Pasep/Pis)

Caso sua carteira de trabalho pertença a versões mais antigas, vale lembrar que havia o costume de colar o comprovante de cadastramento no programa PIS/PASEP na última folha do documento ou  caso sua carteira não seja tão antiga assim procure nas ultimas páginas em Anotações Gerais.

Como saber o número do PIS Pasep pela carteira de trabalho
Carteira de Trabalho com Cartão do PIS

Onde achar o número do PIS e Pasep na carteira de trabalho

Se, ainda assim, não for possível encontrar esse número, isso não impossibilita que outros meios sejam utilizados.

Como saber o número do PIS pelo telefone

Como descobrir o número do PIS pelo telefoneOutra forma rápida e muito prática de consultar o número do PIS é através do telefone.

Há uma central de atendimento, mantida pelo Departamento da Previdência Social que informa aos usuários os números do PIS ou PASEP.

Para obter o número, precisará informar dados como:

  • Nome completo
  • RG
  • CPF

Para realizar esta consulta por telefone, deve:

  • 1º: Ligar para o número 135
  • 2º: Escolher a opção 5 do menu
  • 3º: Informar os dados de identificação

É só isso! Nos instantes seguintes, o seu número do PIS será fornecido!

Você também pode consultar o número do PIS ou PASEP por telefone Caixa PIS ligando para o atendimento da Caixa Econômica Federal.

É só ligar para o número 0800 726 0207, seguir as instruções que forem informadas e logo em seguida o número do PIS será disponibilizado!

TELEFONE PIS 0800 → Consulte número do PIS por Telefone da Caixa

Como descobrir o número PIS pelo setor de RH da empresa onde trabalha:

Segundo a Lei, o departamento de Recursos Humanos da empresa também tem e deve fornecedor o número do PIS e PASEP quando este for solicitado pelos seus trabalhadores.

Vá até o RH ou Departamento De Pessoal da sua empresa e faça sua solicitação.

Como saber o número do PIS pela internet:

como consultar numero pis pela internet pelo site do CNISProvavelmente fazer a consulta pela Internet seja a forma mais fácil para saber o número do PIS. O governo possui um site que permite a consulta do número do abono salarial, mediante o fornecimento de algumas informações pessoais. O site é intitulado CNIS – Cadastro Nacional de Informações Pessoais (https://cnisnet.inss.gov.br), em seguida, explicaremos passo a passo como concluir o procedimento.

Para isso, você irá precisar dos dados:

  • Nome completo
  • Nome dos pais
  • Data de nascimento
  • CPF
  • RG

Veja a seguir passo a passo como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet. Vamos lá? 🙂

Passo 1:  Acesse o site do Casdastro Nacional de Informações Sociais – CNIS neste link.

Lá deverá selecionar o grupo de usuário como CIDADÃO; o procedimento é necessário pois o site conta com diversas áreas de atuação.

Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet passo a passo
Como saber o número do PIS ATUALIZADO

Passo 2: Criar um cadastro

Na barra superior do site, deverá clicar em INSCRIÇÃO e selecionar a opção FILIADO;Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet

Passo 3: Preencha as informações

Em seguida, insira os dados solicitados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Confirme os dados inserindo o código de segurança solicitado e clique em continuar para prosseguir para a próxima etapa.Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet

Passo 4: Confira o número de Identifição NIT (PIS/Pasep)

Nela, o site apresentará um erro uma barra superior, em vermelho, que contará com uma informação descrita como número NIT. Esse número NIT equivale ao seu número PIS/PASEP.Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet

Se você encontrou problemas durante a consulta de seu PIS, saiba que a resolução deles costuma ser bastante simples. Nos tópicos a seguir, selecionamos os empecilhos mais frequentes e esclarecemos o passo a passo de como lidar com a situação. Confira.

Como saber o número do Pasep?

Mas é o Pasep? Vale ressaltar que para saber o número do PASEP, você também pode realizar os procedimentos acima citados. Você também pode conseguir informações sobre o PASEP no Banco do Brasil, que é o banco responsável pelo benefício de pessoas que trabalham no serviço público.

Se o trabalhador é vinculado ao programa do PASEP pode ligar na Central de Atendimento do Banco do Brasil para saber o seu número PASEP munido de seus documentos (RG e CPF) , nos seguintes telefone GRATUITOS: 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Dica: Já existe uma inscrição para este CPF? Veja como resolver!

Muitas vezes, principalmente nas consultas pela internet, pode aparecer uma mensagem que diz “Já existe uma inscrição para este CPF”, o que pode fazer com que você ache que não conseguirá consultar o número do PIS.

Porém, você ainda poderá realizar esta consulta: Neste caso, a dica é que você deixe em branco o campo “Nome da Mãe” e clique em “Ignorado”.

Se ainda assim não der certo, o titular deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pela geração e administração dos números. Lá, o cidadão poderá solicitar que os operadores realizem uma consulta para identificar o problema.

Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet

No entanto, pode ser que realmente haja um problema em que o CPF já fora utilizado e exista também uma duplicação do cadastro do NIS, o que também é bastante comum e fácil de ser resolvido, como exemplificado a seguir.

Tenho dois números PIS. Como resolvo? Pode dar problema?

duplicidade de número PISA duplicidade nos números de PIS é uma falha que tem causado bastante preocupação nos usuários, em geral. Isso acontece devido a alguns erros frequentes que acometem desde o cadastro até o sistema utilizado.

Se você recebeu a notícia de que tem 2 números do PIS ou PASEP, deve estar preocupado em saber como resolver esse problema, pois isso pode fazer com que você não consiga realizar o saque do abono salarial!

Mas podemos te ajudar sobre como proceder neste caso.

Por que isso acontece?

Muitos trabalhadores podem acabar passando por diversos empregos diferentes, e em cada emprego, o empregador tem que destinar um valor específico ao PIS e PASEP quando o funcionário entra na empresa, que é recolhido até quando o funcionário seja demitido ou vá para outra empresa.

Neste processo, pode haver falta de informações entre os órgãos no qual recebe o cadastro, e por isso, algumas pessoas podem ficar com dois ao invés de um número do PIS ou PASEP.

Como resolver esse problema de duplicidade?

Para resolver esse problema, pode ir até uma agência ou ligar para a Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 0101, informar sobre o ocorrido e aguardar as orientações. Lembre-se de estar com o RG, CPF e Carteira de Trabalho ao entrar em contato com o banco.

Assim, provavelmente será necessária uma carta de solicitação de unificação dos números existentes, e se houver valores nas duas contas, outra solicitação de unificação do FGTS.

Para evitar esse tipo de problema, é necessário que antes de qualquer solicitação de cadastro PIS, PASEP ou NIS, seja efetuada uma consulta prévia da situação do cidadão com os programas do Governo Federal. Essa medida previne futuras dores de cabeça nas falhas de autenticação já mencionadas. Lembre-se sempre de fazê-la, pois que esse é um documento pouco utilizado e o erro pode ser facilmente cometido.

Somente assim, com os dados atualizados será possível o saque dos benefícios do PIS ou PASEP.

Tem como tirar um Comprovante de inscrição do programa? Segunda via!

Caso precise de uma segunda via do PIS, ou um comprovante com o numero do PIS, deve ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal com o documento de identificação do trabalhador e fazer a solicitação após apresentar o documento. Caso precise de um comprovante do NIT, tem que ir até uma agencia da Previdência Social.

É válido ressaltar que não há uma documentação específica de comprovação de cadastramento. Isso porque o número do cadastro é retornado através da conectividade social a pessoa, departamento ou empresa responsável pelo cadastramento.

Assim, se você precisar algum comprovante de inscrição no PASEP, o ideal é conferir se este número está na sua carteira de trabalho e apresenta-lo através dela. Caso não esteja, vá até o Banco do Brasil com o Documento de identificação e peça um extrato do PASEP, que substitui a 2ª via do comprovante de inscrição.

Calendário do PIS Pasep 2018 – 2019

Lembre-se que para ter direito ao Abono de até R$954,00 (um salário mínimo) é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base, ter mais de cinco anos de registro no programa, não ter recebido de remuneração mais de 2 salários mínimos em média mensal e ter devidamente declarados os seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Confira a seguir as datas no novo calendário de pagamentos para o ano-base 2017:

Tabela do PIS e Pasep 2018 2019
Calendário de pagamentos do Abono Salarial 2018-2019

Aqueles trabalhadores nascidos nos meses de julho a dezembro receberam o dinheiro do ano base 2017 ainda nesse ano de de 2018; o valor do beneficio pode variar de R$ 80 a R$ 954! Os pagamentos começam a ser liberados nesse mês de Julho 2018!

PIS 2016

💰 Governo prorroga o período do calendário para saque do PIS/Pasep do ano base 2016 até o dia 30 de Dezembro! Os pagamentos começaram nesta quinta feira dia 26 de Julho para todos os beneficiados!

Mais de 2,2 milhões de pessoas ainda não resgataram o recurso que já está disponível, se você é uma dessas pessoas não deixe para fazer o saque do saldo na última hora!

Dúvidas ou sugestões?

Agora já sabe o que é e como saber número do PIS de 7  formas diferentes para consultar o número de abono salarial e ainda como resolver alguns problemas como inscrição já realizada para um dado cpf e dois número de PIS para uma mesma pessoa. Esperamos ter ajudado esclarecer suas dúvidas e agora já sabe como desfrutar desse benefício financeiro!

Não conseguiu resolver suas dúvidas sobre como saber o número do PIS ou Pasep?Ficou com dúvidas? O texto foi de ajuda para saber como saber o número do PIS? Deixe o seu comentário logo abaixo nos comentários do Facebook e fale  conosco! Continue navegando por nosso site e fique por dentro das últimas notícias do programa salarial! 🙂

Se ainda tiver outras dúvidas em relação em como descobrir o número do PIS e os benefícios do mesmo, vá até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal e solicite mais esclarecimentos!

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...